Menina de 11 anos deu à luz um bebê fruto de estupro do namorado da avó; o bebê morreu


Uol Notícias - Uma menina de apenas 11 anos deu à luz bebê menino na província de Tucumán na Argentina. O triste caso está gerando grande indignação no país. A criança engravidou após ter sido estuprada pelo namorado de sua avó.

A gestação foi descoberta quando ela estava com 19 semanas de gestação. O parto foi feito com 23 semanas de gravidez porque o corpo da menina não conseguiria levar a gestação adiante. Além disso, ela estava sofrendo com pré-eclâmpsia e poderia morrer.

Segundo o registro médico anexado ao processo judicial do caso, ao falar sobre a gestação, a criança disse: “Eu quero que vocês tirem isso de dentro de mim que foi colocado pelo velho”.

A menina foi submetida a uma mini-cesárea, o bebê nasceu pesando 600 gramas e está internado no hospital Eva Perón, onde ocorreu o parto. A menina passa bem.

A ginecologista obstetra responsável pelo parto, Cecilia Ousset, relatou seu choque ao ver a menina. “Cheguei na sala de parto e me deparei com aquela menininha brincando de boneca. Minhas pernas fraquejaram, foi como se eu estivesse vendo minha filha caçula. Aquela criança não estava 

entendendo tudo que estava acontecendo”, contou a ginecologista obstetra em entrevista à TV TN.

Além do fato da menina de 11 anos ter engravidado após ter sofrido um estupro, o caso também está gerando grande indignação por outro motivo. Ocorre que alguns membros do governo de Tucumán queriam que a criança mantivesse a gravidez, mesmo diante do risco real de morte. “Aqui houve grandes violações dos direitos da menina impulsionadas pelo sistema de saúde apoiado pelas autoridades”, disse a advogada Soledad Deza da ONG Católicas pelo Direito de Decidir em entrevista para a EFE.

A morte do bebê

Morreu nesta sexta-feira, dia 8 de março, o bebê da menina de apenas 11 anos que engravidou após ser violentada pelo companheiro de sua avó. Ela tinha direito ao aborto, que foi autorizado pela Justiça, porém, a equipe médica decidiu por conta própria fazer uma cesárea. Morre bebê da menina de 11 anos.

A criança nasceu pesando apenas 660 gramas, no fim do mês passado, quando a menina estava na 25ª semana de gestação. O caso chocou toda Argentina e dividiu opiniões, pois muitos achavam que a equipe médica errou e que deveriam ter feito o aborto, mas outros alegaram que os profissionais da saúde agiram com o coração.


No comunicado divulgado pelo hospital onde a menina estava internada, foi informado que ‘apesar dos cuidados extremos prestados desde seu nascimento’, o bebê não resistiu e, na tarde desta sexta-feira apresentou uma complicação respiratória e acabou vindo a óbito.

O caso acabou ganhando repercussão até fora da Argentina. Aqui mesmo, no Brasil, muitas pessoas se envolveram na polêmica e opinaram, uns a favor do aborto, outros contra. Tudo isso aconteceu pouco antes de ser aberto o novo ano parlamentar, sendo que a Lei do Aborto será debatida mais uma vez, já que em 2018 foi rejeitada.

Depois de ser abusada pelo companheiro da avó, a menina de 11 anos, que mora na província de Tucumán, conseguiu uma permissão para abortar, tudo dentro da Lei argentina, que autoriza o procedimento quando é um caso de abuso, quando há risco de morte para a mãe, ou então quando é detectado má-formação do feto.

Os médicos que fizeram a cesárea informaram que seria arriscado fazer o aborto, já que a gravidez estava avançada, mas muitas feministas alegaram que os profissionais de saúde fizeram isto de propósito.

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal