Aos 84 anos, o imperador do Japão ainda publica artigos científicos sobre o peixe gobis


Em dezembro do ano passado, o Japão anunciou que no dia 30 de abril de 2019 o imperador do país, Akihito, vai abdicar do trono em favor de seu filho, Naruhito. Na prática, pouco deve mudar com a nova rotina de aposentado, e Akihito vai provavelmente continuar fazendo o que fez nos últimos 28 anos como imperador: pesquisar e publicar artigos sobre gobis, um tipo de peixe encontrado em águas salobras em regiões do Pacífico.

É que, na prática, o cargo de imperador é meramente ilustrativo: desde a Constituição pós-guerra de 1947, o monarca não tem nenhum poder político e serve um papel apenas cerimonial. Isso deu a Akihito muito tempo para continuar com sua carreira científica. Ele é membro da Sociedade de Ictiologia do Japão e publicou 30 artigos no periódico da organização entre 1963 e 1989, antes de assumir o trono.

Em 2009, publicou um artigo na revista científica Nature intitulado “Linnaeus e a Taxonomia no Japão”, em que falou sobre a influência botânico sueco, considerado o pai da taxonomia moderna, no país. Em 2016, apareceu como primeiro autor de um estudo publicado na Genesobre seu objeto de estudo favorito, os peixes Gobi.

OS PEIXES GOBI SÃO OS FAVORITOS DO IMPERADOR (FOTO: WIKIMEDIA/SEOTARO )

As pesquisas e contribuições deram a Akihito os títulos de membro honorário da Linnean Society of London, Sociedade de Zoologia de Londres, Instituto de pesquisa de Ciências Naturais da Argentina e de pesquisador associado do Museu Australiano.

Embora a família imperial talvez represente uma instituição arcaica e ultrapassada, é interessante observar a forma como Akihito usou seus recursos e privilégios a fim de contribuir para o conhecimento científico. Em um de seus artigos, no qual defende o compartilhamento global de conhecimento, ele defende: “Através do meu próprio estudo de citologia, eu percebi fortemente a importância da cooperação internacional ao conduzir estudos científicos. Eu lembro com muita gratidão que por trás de cada artigo que eu publiquei, houve muita cooperação de pessoas mundo agora”.
Fonte: Revista Galileu

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal