Secretaria de Segurança do Rio lança aplicativo para notificar sobre operações policiais



Até o fim do ano, o morador da Região Metropolitana do estado passará a contar com uma ajuda estratégica para evitar cruzar o caminho de uma operação policial em andamento e que possa colocá-lo em risco. E quem vai dar a dica é a própria Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) através de seu aplicativo Emergência RJ, como antecipou o jornalista Ancelmo Gois.

O aplicativo já existe, mas ganhará uma nova versão para que o usuário possa receber pelo celular a informação de operações policiais na área em que estiver localizado. A nova função está sendo desenvolvida por programadores da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Segurança, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.

O aplicativo Emergência RJ – desenvolvido em 2016 por meio de parceria entre Seseg, CICC e startup Nearbee - está disponível nos sistemas Android e IOS. Nele, já funciona um canal para denunciar ocorrências criminais, que são encaminhadas automaticamente à Central do 190. O aplicativo também recebe denúncias de crimes eleitorais em todo o Estado do Rio de Janeiro, que são encaminhadas diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). O anonimato é garantido.

Presidente do projeto social Grupo Solidário Conquistando Emprego, que tem sede na Cidade de Deus, Alexandre Fiani aprovou a proposta da Seseg, mas defende que o aplicativo seja ampliado para informar também os confrontos entre quadrilhas.

Para ele, no entanto, a medida mais eficaz para a preservação da vida dos moradores destas comunidades, seria a polícia evitar realizar operações entre 6h e 9h.

O Emergência RJ está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. Apesar do cadastramento do usuário, a denúncia chegará com anonimato à Central do 190 e, caso seja por crime eleitoral, será encaminhada ao TRE. O projeto do aplicativo foi selecionado na categoria Utilidade Pública/Inclusão Social como finalista do Prêmio Tela Viva Móvel 2017, considerado o mais importante e tradicional seminário sobre o mercado brasileiro de conteúdo.

Leia mais em Extra

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal