Pedagoga oferece aulas de alfabetização para crianças em praça do Méier, na Zona Norte


Um sonho na cabeça, vontade de ensinar e "amor pelo conhecimento". Para Rosely Santos Firmino de Souza, de 57 anos, isso é suficiente para ao menos tentar fazer a diferença. Pedagoga de formação, ela — mais conhecida como Tia Lily — oferece aulas de alfabetização para crianças na Praça Agripino Grieco, no Méier, Zona Norte do Rio. Moradora do Cachambi, ela conta que não precisou de muita coisa para por a ideia em prática: colocou papel, cadernos, lápis de cor e canetas dentro da mochila, pegou um ônibus e foi para praça pública oferecer o que, segundo a professora, pode ajudar os pequenos que tenham alguma dificuldade com a aprendizagem. Apesar de ser recente — começou no último sábado e seguirá "até quando ela puder" —, a iniciativa parece ter agradado muitos internautas. A postagem de Tia Lily fez em seu perfil pessoal para anunciar a boa nova, até a noite desta sexta-feira, já acumulava mais de 16 mil impressões e 40 mil compartilhamentos.

— É um projeto que eu já tenho há muito tempo. Sou pedagoga e ensinar sempre foi o meu sonho. Estava procurando alguma ajuda, ou, de repente, dar aula como voluntária em alguma escola. Não consegui. Se eu fosse esperar que alguém fizesse alguma coisa, ficaria a minha vida toda aguardando. O sonho é meu então quem tem que colocá-lo em prática sou eu. — disse ela.

Rosely utiliza a mesa da própria praça para colocar o seu material e os bancos de concreto para acomodar os interessados. No primeiro dia, ela narra, o número de crianças foi um pouco tímido. Muitos pais e mães, porém, pararam para saber do que se tratava e prometeram retornar neste sábado com suas crianças para as aulas ao ar livre. "Sob chuva ou sol", ela garante estar presente na praça para auxiliar quem tem sede de conhecimento.

Leia mais

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal