Projeto usa a ensino de balé para crianças como instrumento de transformação social, em Manguinhos


Ao dar os primeiros passos no balé, ainda criança, em um projeto social de Manguinhos, Daiana Ferreira não imaginava para onde aqueles movimentos a levariam. Hoje, aos 29 anos, ela usa tudo o que aprendeu para alimentar o sonho de 213 crianças. O projeto Ballet Manguinhos, criado há seis anos, tem a dança como instrumento de transformação social. E vai mais longe. Além de aprenderem a se comunicar com o corpo, as alunas participam de atividades culturais e têm lições de cidadania.

Nascida e criada na comunidade da Zona Norte, Daiana Ferreira passou a infância em um barraco que não tinha banheiro. Sua mãe, empregada doméstica, criou as três filhas sozinha. A despeito da pouca instrução e da falta de recursos, ela se esforçava para ensinar às meninas o valor da educação e da cultura.

— No fim de semana, ela sempre levava a gente para museus, teatros e qualquer espaço cultural que fosse gratuito ou tivesse um valor acessível. Também foi minha mãe que me incentivou a estudar e fazer cursos. Tanto que eu tinha o sonho de ser professora — conta Daiana.


Formada em Educação Física, Daiana criou o projeto em 2012, inicialmente chamado Balé Furacão Cidadania, que contava com o patrocínio do Jairzinho, ex-jogador do Botafogo. Em 2014, com o fim do apoio, adotou o nome de Ballet Manguinhos. Além das aulas da dança clássica, as crianças e jovens, de 6 a 29 anos, fazem excursões a teatros, museus e participam de atividades culturais em grupo.

— Muitas vezes, falar de Manguinhos dá vergonha. Mas quando elas falam que são do Ballet Manguinhos, isso é motivo de orgulho. Não é utopia a gente dizer que a favela pode ser boa. Existe pessoas maravilhosas aqui, que trabalham, conquistam e desenvolvem — diz Daiana.

Segundo ela, o projeto não tem como objetivo formar bailarinas profissionais.

— Se acontecer, ótimo. Caso não aconteça, teremos formado jovens dispostos a estudar, trabalhar e ter uma vida honesta.

Leia mais em Extra Online

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal