Jogo criado por jovens de comunidade em Irajá, vira atração em feira de games


Um jogo criado por jovens de uma comunidade carente do Rio de Janeiro virou atração em uma das maiores feiras de games da América Latina, a Geek & Game Rio Festival, que aconteceu no Riocentro, neste fim de semana.

Os amigos Gabriel Benjamin e Anderson Salgado Junior moram em Irajá, na Zona Norte do Rio. Aos 23 anos, eles pararam o ensino médio e estão desempregados, mas sempre gostaram de desenhar. Tudo começou a mudar quando Nicholas Barreto, que é professor de um curso oferecido pela prefeitura do Rio, apareceu na vida deles. Na Nave do Conhecimento, eles aprenderam a fazer games.

Depois de três meses de curso, os sonhos de Gabriel e Anderson saíram da sala em Irajá e conquistaram um espaço em uma das maiores feiras de jogos eletrônicos. Em um dos estandes os visitantes puderam conhecer três jogos criados no curso da prefeitura. “O caderno de Any” é o nome do game inventado pelos amigos de Irajá.

O jogo funciona assim: a medida que avança, o amigo imaginário da menina sonhadora vai ficando colorido. Em uma feira cheia de atrações divertidas e sofisticadas, onde as empresas de tecnologia oferecem seus melhores produtos, algumas crianças não tiraram os olhos para a invenção do Gabriel e do Anderson.

“Não tem como não ficar emocionado. Eles estão aqui animadíssimos. Muito legal”, disse o economista Vinicius Ximenes, pai de duas crianças que ficaram encantadas com o jogo.

Gabriel buscou inspiração em uma das filhas para criar o jogo. A menina mora com a mãe em outra cidade e os dois quase não se veem.

“Pensei num jogo que pudesse agradar para tentar mostrar, pelo menos, que eu estou tentando. Bolei a história de uma garota criativa com sonhos, um caderno mágico, com um amigo imaginário”, disse Gabriel.

“Não à toa eu permiti que ele levasse o filho dele para sala de aula porque eu via sempre o esforço e a vontade de aprender. Isso é muito positivo”, contou Nicholas.

Veja o vídeo completo na GloboPlay

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal