Incêndios violentos deixam 23 mortos na Califórnia, nos EUA



O número de mortos pelos violentos incêndios que atingem o norte da Califórnia subiu para 23, informaram as autoridades, enquanto centenas de bombeiros tentavam controlar as chamas, alimentadas por fortes ventos.

“Esta é uma catástrofe crítica e grave”, disse a jornalistas o chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia (CalFire), Ken Pimlott. “Não vamos sair da floresta por vários dias”, acrescentou.

Segundo Pimlott, após um respiro na última terça-feira, dia 10 de outubro, os ventos voltavam a ganhar força nesta quarta, dificultando os trabalhos para conter as chamas.

“Ainda estamos atingidos por cinco anos de seca”, disse. “Estamos falando de uma vegetação explosiva”.

Treze das mortes ocorreram no condado de Sonoma, um dos mais afetados pelo avanço do fogo e onde continuavam as evacuações.

Outras seis pessoas perderam a vida no condado de Mendocino, duas em Napa e duas em Yuba.

Pimlott apontou que espera que a cifra de mortos aumente: em Sonoma ainda há 200 pessoas em local desconhecido.

Os bombeiros da Califórnia explicaram em sua conta do Twitter nesta quarta-feira que 22 focos de incêndio arrasam o estado e queimaram 69.000 hectares.

O presidente americano, Donald Trump, declarou na terça-feira o estado de catástrofe natural, liberando recursos federais para atender a emergência na Califórnia, estado mais povoado do país, desde que, no domingo, a maior parte dos focos começou e avançou com extrema rapidez devido aos fortes ventos.

Bairros inteiros em Santa Rosa, uma cidade de 175.000 habitantes em Sonoma, 90 km ao norte de San Francisco, ficaram reduzidos a cinzas.

Apenas em Sonoma, mais de 25.000 pessoas tiveram que abandonar seus lares. Cerca de 5.000 conseguiram se refugiar em abrigos temporários, indicou na segunda-feira o gabinete do xerife.

Mais de 3.500 casas e negócios foram destruídos, incluindo vinhedos em Sonoma e Napa, coração da indústria vinícola no estado.

E ainda não há sinais de que as chamas irão cessar.

Leia mais

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal