Restaurantes e bares no Rio aumentam valor da gorjeta após alteração da lei



Via BandNews

Estabelecimentos no Rio de Janeiro decidiram aumentar a gorjeta de 10 para até 13%. O valor somado, no entanto, continua sendo opcional para o consumidor.

De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes do município do Rio, a mudança é uma reparação às perdas nos salários dos garçons após a criação da Lei da Gorjeta, mas cada empresa decide se adere ou não.

Segundo o texto, sancionado em maio deste ano, as gratificações passam a ser oficializadas como salário, sujeitas à tributação. O presidente do sindicato, Pedro de Lamare, ressalta que a queda do faturamento influenciou a decisão:

“A queda de faturamento dos bares e restaurantes no Rio de Janeiro foi bastante expressiva, tirando em até 40% de queda de faturamento, o que também implica numa perda em relação aos 10% do garçom", explica o presidente do sindicato.

Os consumidores concordam com o aumento, com ressalvas.

A nova lei prevê que as empresas podem reter uma parte das gorjetas para fazer frente aos custos de impostos gerados pela mudança do pagamento das gratificações.

De acordo com medida, os estabelecimentos que adotaram o regime fiscal no lucro presumido podem segurar até 33%. Já no regime simples, a porcentagem é de até 20.

Fonte

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal