Motoristas da Uber se juntam para burlar algoritmo do aplicativo e aumentar preços das corridas


Via Extra

LONDRES - Quando se fala em algoritmos, logo vem à mente as propagandas personalizadas que costumam aparecer em sites e redes sociais. Mas não é só Facebook e cia que usam esse tipo de software a seu favor. Motoristas do Uber nos Estados Unidos e no Reino Unido encontraram um jeito de burlar o algoritmo da empresa para ganhar mais dinheiro. Em grupos, motoristas, deliberadamente, ficam off-line ao mesmo tempo para que os preços das corridas subam e eles possam cobrar mais dos passageiros quando voltarem ao aplicativo, segundo mostra nova pesquisa.

Isso é possível graças ao sistema de preço dinâmico do app, que eleva o custo da corrida em momentos de pico, como na hora em que bares estão fechando ou quando está chovendo.

A pesquisa, divulgada ao “Independent”, mostra que os motoristas podem agir em conjunto para manipular o algoritmo em benefício próprio, de um modo que a Uber, aparentemente, nunca imaginou.

Durante o estudo, pesquisadores da Warwick Business School e da New York University entrevistaram motoristas em Londres e Nova York e analisaram 1.012 postagens do Uberpeople.net, um fórum dos motoristas que não é afiliado à empresa. A partir disso, eles concluíram que os motoristas conspiram para diminuir a oferta de carros em uma determinada área, fazendo com que o preço suba para porcentagens muito acima das normais.

Segundo os pesquisadores, porém, o estudo revela as limitações de uma gerência feita por meio de algoritmos em vez de pessoas. Mareike Möhlmann e Ola Henfridsson, da Warwick Business School, e Lior Zalmanson, da New York University, disseram que os motoristas sentem que trabalham para um sistema e não para uma empresa, e que esse sentimento é exacerbado ainda pelo fato de eles não terem quase nenhuma interação com empregados da Uber.

— A Uber usa softwares de algoritmos para supervisionar, administrar e controlar os motoristas, que são constantemente rastreados e avaliados — disse Moehlmann, que completou: — Em resposta, os motoristas desenvolveram práticas para recuperar o controle, o que mostra que o ‘gerenciamento algorítmico’, além de ser eticamente questionável, pode prejudicar também a própria empresa.

Lior Zalmanson resumiu: — A estratégia de Uber não é nada transparente. E isso cria sentimentos negativos em relação à empresa.

Fonte

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal