Chuvas fortes causam alagamentos de ruas em bairros do Rio e cidade fica em estado de alerta


O Rio de Janeiro registra chuvas fortes desde ontem (20). A cidade está em estágio de atenção desde o fim da noite da segunda-feira. Segundo informações do Sistema Alerta Rio, o acúmulo de água é intenso principalmente em bairros da Zona Sul - Laranjeiras, Botafogo, Copacabana, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea - e na região do Maracanã.

Há previsão de mais pancadas de chuva ao longo da noite e na madrugada da quarta-feira, que podem causar alagamento de vias, quedas de árvores e acionamento de sirenes em regiões com risco de deslizamento.


Após uma trégua no temporal, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que, às 21h45, voltou a chover forte no na Tijuca, no Maracanã e no Jardim Botânico. O Recreio, na Zona Oeste, e outros bairros da Zona Sul também são atingidos:






Sirenes foram acionadas nas comunidades dos Prazeres (Santa Teresa), Santa Alexandrina (Rio Comprido) e Guararapes (Cosme Velho). Mais cedo, o mesmo foi feito no Morro do Borel (Tijuca).

Em Laranjeiras, de acordo com o sistema Alerta Rio, choveu quase que o equivalente ao mês passado inteiro só na última hora: 29,2 mm. No Jardim Botânico, várias ruas ficaram alagadas.




Em Vila Isabel, foi registrado acúmulo de água no Boulevard 28 de setembro, na altura da Rua Felipe Camarão.

Em seis horas (das 23h às 5h desta terça-feira), choveu 125,2mm na estação Tijuca/Muda. Esse índice é 49% superior à média esperada para todo o mês de junho, que é de 84,3mm, de acordo com os dados dos últimos seis anos do Sistema Alerta Rio, da prefeitura.

Os maiores acumulados de chuva foram na região do Maciço da Tijuca (Tijuca, Muda e Alto da Boa Vista). Já na estação Alto da Boa Vista, no mesmo período, choveu quase a metade do que costuma no mês de junho: o volume foi de 87,6mm, 48% da média dos últimos setes anos (181,7mm).

O Rio Maracanã transbordou, por volta das 3h30m, na altura da Avenida Maracanã com a Rua Uruguai, com ponto de alagamento no local. O nível do rio já abaixou e não há mais acúmulo de água no trecho. De acordo com a prefeitura, também houve alagamentos em outros pontos da Grande Tijuca.

Fonte Extra

Comentários :

Translate

Pesquise

Doe e Ajude com PayPal